sábado, 14 de novembro de 2009

Bauhaus


Após a Primeira Grande Guerra, surgiu em 1919, em Weimar, na Alemanha, uma escola de artes que proponha a integração entre as artes aplicadas e belas-artes, valorizando assim o design industrial.
Fundada pelo arquitecto Walter Gropius, sendo assim o primeiro director da escola Bauhaus.
A Bauhaus resultou da fusão de dois projectos semelhantes: a Escola de Artes e Ofícios de Weimar, pertencente a Van de Velde, e, a Escola Superior de Artes Aplicadas de Grão-Ducado da Saxónia.
O seu programa, dirigido por Gropius, lançou assim um projecto pedagógico inovador que consistia basicamente em trabalho em equipa e na interacção teórica/prática, concebendo grande liberdade de criação e de concepção.
Workus, professor desta primeira fase pedagógica da Bauhaus, proponha aos seus alunos que fizessem design a partir de simples folhas de jornais, tendo estas aulas como objectivo, deixar os alunos serem criativos e 'despir' de preconceitos de Design, pois, tudo é considerado Design!

1 comentário:

  1. Oie,

    que tal rechear mais esse blog com informações como as qua já postaram aqui?

    dar uma cara mais "design" ao blog e, assim como estão fazendo, ligar o passado e as teorias com os acontecimentos atuais.

    vai ficar FIXE!!!

    mandem ver...

    salomão

    ResponderEliminar